segunda-feira, 22 de junho de 2009

Szafir se prepara para viver Bernardo em 'Promessas de Amor'


Com um ar de galã e sorriso tímido, Luciano Szafir está na expectativa para a mudança de seu personagem em Promessas de Amor, última parte da trilogia Os Mutantes, da Record. Isso porque, na trama de Tiago Santiago, Amadeus, seu papel atual no folhetim, irá sofrer um atentado e voltará em cena como o irmão gêmeo, Bernardo. "Ainda não sei como será a caracterização. Mas acho que o Bernardo vai ter um jeito misterioso", explica. Enquanto ainda interpreta Amadeus, que é dono de um haras e adora natureza, Luciano tem se dedicado aos detalhes para não se tornar repetitivo quando estiver na pele do irmão.

Contudo, o que mais tem encantado o ator é ter retomado uma de suas paixões de criança: andar a cavalo. "Desde garoto gosto de bichos. A última vez que andei a cavalo tinha 13 anos", relembra. Mas Luciano precisou se adaptar nas gravações devido a sua altura. "Como tenho 1,91 m precisei montar no maior cavalo. No início tive um pouco de receio, mas acostumei", completa.

Em seu terceiro protagonista na emissora, Luciano garante que, mesmo não assistindo assiduamente as outras fases da novela, se sente tranquilo. "Todo mundo já se conhece e tem uma boa conexão. Conversei bastante com o autor e o diretor antes de começar. Tudo fluiu. Conseguimos manter a qualidade do produto", completa. Outro detalhe que mantém o ator mais seguro, é o fato de já ter trabalhado anteriormente com a atriz Renata Dominguez em Amor e Intrigas, em 2007, e que agora interpreta Sofia, par romântico de Amadeus.

O ator, que começou sua carreira na Globo, relembra que foi na minissérie Aquarela do Brasil, de Lauro César Muniz, em 2000, que teve seu papel mais marcante. Para viver o imigrante judeu Alfredo, que se refugiava no Brasil, se inspirou no próprio avô, que teve uma história semelhante. "Guardo lembranças desse trabalho. Era praticamente meu avô, que vendia malas de porta em porta", lembra. Embora só tenha conquistado a visibilidade que tanto almejava no ano seguinte, ao interpretar o conquistador Zein, na novela O Clone, de Glória Perez.

Já na Record em 2006, na novela Vidas Opostas, de Marcílio Moraes, ele interpretou o corajoso promotor de justiça Leonardo. Em Amor e Intrigas, trama de Gisele Joras, o ator encarnava o simpático Felipe, um homem rico que se apaixonava pela mocinha pobre depois de salvar sua vida. "O Felipe foi o personagem que teve mais a ver comigo. Era esportista e bom-caráter, com um universo mais parecido com o meu", avalia.

Agora, com contrato na Record até 2010, Luciano assume o desejo de atuar como um vilão. "Sempre tive vontade. Quando for o momento, vou adorar fazê-lo", constata. Enquanto isso, o ator brinca que, mesmo sem ter envolvimento com mutantes, gostaria de participar desta temática em Promessas de Amor. "Quem não gostaria de ter um poder mutante?", diverte-se.
.
Trabalho duro...
Quando estreou em 1997, na adaptação de Maria Adelaide Amaral Anjo Mau, na Globo, Luciano não esperava dar continuidade à vida artística. Sua intenção era divulgar seu trabalho como empresário e achou que a televisão seria uma mídia forte que o ajudaria. "Tinha sido convidado para duas novelas antes dessa. Mas não queria ser ator. Só que, depois da primeira semana, me apaixonei pela atuação", relembra. Mesmo sem ter a repercussão que esperava em sua primeira novela, e ter sido bastante criticado, o ator não desistiu e investiu na profissão. "Parei durante quatro anos com a tevê e fiz bastante teatro. Foi assim que ganhei mais segurança ao contracenar", conta.

Ao longo de 12 anos de carreira, Luciano aprendeu a viver com a instabilidade da profissão. Hoje se considera seu maior crítico. "Às vezes assisto trabalhos meus antigos e analiso com outros olhos para tentar melhorar em cada atuação", confessa. Mas, para se manter focado enquanto atua em novelas, o ator não se dedica a outro projeto. "Quero ter uma vida tranquila e ter tempo para ficar com a minha filha", diz ao se referir a Sasha, sua herdeira com Xuxa.

Instantâneas

- Foi em 1996, ao organizar um desfile da grife que representava no Brasil, a Fossil, no programa Hebe, que Carlos Manga achou que Luciano Szafir tinha algo especial. Logo depois, o diretor o convidou para atuar em Anjo Mau.

- O ator não pensa em continuar sua carreira de negócios. "Empresário agora só na ficção", afirma Luciano.

- Luciano está escalado para interpretar o príncipe de Xuxa, no filme Xuxa e o Fantástico Mistério da Feiurinha, que também conta com a presença de Sasha no elenco.

- Luciano também é um esportista. Já praticou surfe, jiu-jitsu e natação.

Terra

0 comentários: