segunda-feira, 27 de abril de 2009

'Promessas' chegou com ares de saturação?

Não chega a ser surpresa alguma, mas o início da terceira e última etapa da saga mutante Promessas de Amor (Record, 2ª a sábado, 20h45) chegou com ares de saturação. Com uma concepção cansada de guerra, o autor Tiago Santiago escolheu as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, para fazer o prenúncio de seu merecido descanso.

.
Escolha mais do que acertada para um final de trilogia, iniciada em 2007.Mesmo com um enredo mais agridoce que a trama anterior (Os Mutantes), os efeitos especiais derivados das mutações genéticas do padrão Heroes não foram deixados de lado.
.
Com mutantes em menor escala, Santiago parece ter optado por fazer uma trama comum para a faixa das 21h, mais defensiva, humana e vulnerável às investidas de Glória Perez no meio do Caminho global das Índias. Sinal de que a fórmula começou a cansar.
.
Com parte do elenco da primeira trama aproveitado, Promessas de Amor se divide em um dilema: ser uma novela de verdade, para competir cabeça a cabeça com as tramas globais, ou ser só a fechadura de uma saga? Se a Record pensou as duas opções, pelo menos nesta primeira semana pensou errado.
.
Mas ainda há chance de reação à novela/documentário que Perez quer regar a kama-sutra, mais para frente.Sem o viés de programa do Discovery ou National Geographic a que se propõe Caminho das Índias, Promessas de Amor é mais centrado na realidade brasileira.
.
A começar por sua trilha sonora, embalada não por cantores indianos. Mas pelo baiano Rafael Barreto, vencedor do programa Ídolos. Trocar o rio Ganges pelo rio Iguaçu ou o Rio de Janeiro é muito fácil. Difícil é convencer o público disso.
.
Tv em Análises e Críticas

0 comentários: